app
KuantoKustaCompra online com segurança

Detalhes do Produto

A KINESIO TAPING é uma técnica na qual é colocada uma banda elástica adesiva sobre a pele, proporcionando um mecanismo de pressão/força.
Esta técnica foi inventada por um quiropraxista, Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão, e é utilizada para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos.
Por apresentar a propriedade elástica, promove uma tração constante na pele com força para cima, diferente de uma bandagem comum.

O TRATAMENTO
A Kinesio taping é uma técnica de reabilitação projetada com a finalidade de facilitar o processo de cura natural do corpo, através de apoio e estabilidade aos músculos e articulações, sem restringir por completo a amplitude de movimento.
Esta técnica pode ser amplamente explorada nas diversas populações que vão desde a pediatria a geriatria, devido à sua segurança.
Apresenta excelentes resultados no tratamento de lesões dentro das áreas de ortopedia, neurologia e outras condições médicas.
Essa bandagem é aplicada de acordo com as necessidades do paciente, após uma criteriosa avaliação, auxiliando ao retorno do equilíbrio corporal.

MECANISMOS DE CORREÇÃO
- Correção da função muscular, recrutando a musculatura debilitada (a banda é utilizada para aliviar a tensão anormal do músculo, ou para potenciar e facilitar a ação do músculo enfraquecido)
- Melhorar a circulação sanguínea e linfática (a banda promove a circulação sanguínea e linfática e facilita a absorção do edema ou hematoma)
- Diminuir a dor (a supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da banda na área afetada. A aplicação da banda permite o funcionamento normal de diferentes estruturas músculo-esqueléticas, sem restringir o movimento e reduzindo ou eliminando sintomas com a dor)
- Reposicionar as articulações subluxadas, aliviando a tensão dos músculos anormais (uma articulação deslocada devido à tensão anormal do músculo pode ser corrigida com a banda que irá auxiliar na recuperação da função da fáscia e do músculo)
- Aumento da proprioceção através da excitação dos mecanorrecetores

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Muitos estudos têm explorado essa técnica de reabilitação em lesões, luxações e dores de um modo geral.
Esses estudos vêm comprovar a eficácia da técnica em sua utilização isolada ou conjunta com demais tratamentos fisioterapêuticos.
A Kinesio Taping é atualmente considerada pelos fisioterapeutas como um método de apoio à reabilitação e modulação de alguns processos fisiológicos.
Alguns autores afirmaram que a Kinesio Taping tem efeitos apenas em curto prazo, correspondendo ao período máximo de uma semana; outros, no entanto, comprovaram os efeitos positivos após duas semanas de aplicação. O que relatam relevante por se tratar de um efeito tardio sobre a dor, dado através da constante informação de correção articular e propriocepção, que podem melhorar o posicionamento articular durante as atividades, gerando melhor vantagem mecânica às articulações.
Além dos efeitos sobre a atividade muscular, a aplicação da Kinesio Taping pode, também, ter efeitos psicológicos. Segundo alguns autores, os voluntários também relataram maior segurança, conforto e facilidade na execução dos seus movimentos.

INDICAÇÕES
- Lesões musculares, contusões, hematomas
- Tendinites de Aquiles, fasciite plantar, periostite
- Recuperação de uma entorse de tornozelo
- Instabilidades patelares e tendinites peri-articulares dos joelhos
- Instabilidades do ombro e acrômio clavicular, traumatismos no manguito dos rotadores
- Hérnia de disco, etc.

CONTRA-INDICAÇÕES
- Não colocar sobre lesões de pele
- Não colocar sobre zona cancerosa ativa
- Não usar em zona infecciosa (a bandagem aumenta a circulação)
- Não usar em cicatriz aberta
- Não usar em trombose venosa profunda (flebite)

CUIDADOS A TOMAR ANTES DA COLOCAÇÃO
- A pele deve estar seca e limpa. Sem óleo, loção ou suor
- A área onde a bandagem será aplicada deve estar depilada
- Aplicar aproximadamente 20 a 30 minutos antes da atividade física e do banho para permitir melhor aderência da bandagem sobre a pele

CUIDADOS A TOMAR APÓS APLICAÇÃO
- Não remover a banda durante 3 a 5 dias
- Pode ser molhada, tomando banho normalmente mas sem esfregá-la e nem levantar as bordas. Para secá-la apenas pressione com a toalha sobre ela. Deixe-a secar naturalmente. Não use secadores de cabelo para secá-la
- Não expor desnecessariamente as bandas ao sol
- Quando for retirar a banda comece pelas pontas, enrolando-a sobre si mesmo para não machucar a pele. Se esta estiver muito sensível ou se for muito difícil retirar, coloque sobre ela bastante óleo neutro, que ela se soltará facilmente
- Caso sinta desconforto, comichão ou tenha alguma reação alérgica, retire a banda
- As bandas não devem ser reutilizadas.

CONCLUSÕES
A Kinesio Taping é capaz, isoladamente ou em conjunto com outra intervenção, de facilitar ou inibir a função muscular, manter o posicionamento articular, reduzir a dor e fornecer feedback proprioceptivo para obter e manter alinhamento corporal.
O aumento da entrada propriocetiva pela estimulação sensorial, resultante da aplicação da Kinesio Taping, pode reforçar o controle postural e facilitar o seu retorno à atividade anterior.

Cada rolo tem 5 metros por 5 centímetros.
Não há diferença física ou química entre as cores. O efeito é o mesmo. A escolha da cor é uma questão de preferência individual. Em alguns desportos profissionais a cor das bandas é escolhida de acordo com o equipamento.

Características

Sem características associadas

Histórico de Preço

Sem histórico de preços

Avaliações

Sem avaliações disponíveis