
Thomastik Corda para Violino Infeld Red IR03 D Ré 4/4
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Violin strings Infeld hybrid core - 633853
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Violin strings Infeld hybrid core - 633853
Detalhes do Produto
Até agora os violinistas influenciaram o som das cordas individuais e do seuviolino como um todo, usando uma mistura de cordas com diferentes gradações de tensão (alta, média, baixa), ou mesmo usando cordas de diferentes fabricantes.
Devido àscaracterísticas totalmente diferentes das cordas individuais, ambas as estratégias afetam fortemente o equilíbrio timbral do instrumento, forçando o violinista ou o fabricante de violinos a otimizar o instrumento através de um trabalhoso processo de tentativa e erro. Cordas diferentes obrigavam à necessidade de tocar as cordas em alturas diferentes, o que também diferia na expectativa de vida da sua reprodução. As características de resposta eram também irregulares. Como resultado, o violinista percebeu que o conjunto de cordas não se comportava como um todo equilibrado, com cada corda a responder de forma desigual ao seu toque.
Com o novoconceito Thomastik-Infeld Infeld violino, os tipos de cordas podem ser alterados conforme as necessidades, permitindo que o violinista possa afetar o equilíbrio timbral total do seu instrumento com facilidade mantendo suavemente as características de toque correspondentes.
Atualmente existem doistipos de cordas para violino Infeld, segundo a qual o conjunto vermelho irá produzir um som bastante escuro na maioria dos violinos, enquanto o conjunto azul tenderá a fazer sobressair o brilho do instrumento. Equilíbrio timbral, características de toque em qualquer posição determinada e resposta de corda são excelentes. Isto é possível devido à tensão homogênea da corda em várias tonalidades e parâmetros de design que equilibram o comportamento global do conjunto, independentemente da combinação de cordas. Ao utilizar o sistema INFELD VIOLIN, tanto o violinista como o fabricante do violino vão perceber que o instrumento pode ser otimizado num espaço de tempo bastante curto.
OSistema Infeld Violin proporciona ao músico uma série de vantagens:
-Adequadopara instrumentos novos ou velhos
-Relativamenteinsensível à humidade em excesso
-As cordas assentamrapidamente, estabilizando cedo na vida da corda para utilizar num concerto
-Tensão global baixa no instrumento produz umsom aberto e transparente
- Muito responsivas àsdiferentes técnicas de toque, prestando-se a várias abordagens interpretativas
-Som amplo e cheio, tornando os conjuntosde cordas adequados para solistas e músicos de câmara
-Boa pureza de quintas abertas, mesmo quando ascordas são mais antigas
-Excelente resposta em todas asposições
-O conjunto enfatiza as características timbraisinatas de cada violino, facilitando o ajuste do instrumento
Oproblema central é que alguns violinos reagem de forma muito sensível às várias espessuras da corda Mi. A nossa recomendação ao mudar as cordas é começar pela com a corda Mi. Esta corda fornecida com o conjunto representa uma boa escolha para a maioria dos instrumentos. (Aliás, a bola na extremidade da corda Mi pode ser removida aplicando pressão com o dedo, de forma a que a corda possa ser utilizada com a bola ou com um laço na extremidade conforme necessário). As cordas Mi com diferentes diâmetros estão disponíveis a pedido como encomendas personalizadas de cordas. Agora, a corda Sol deve ser trocada, depois a corda Ré e finalmente a corda Lá.
CaracterísticasTécnicas
Existemdois tipos de cordas Mi. As cordas Mi banhadas a ouro são fabricadas através de um processo especial, que melhora consideravelmente o seu desempenho e som em relação aos métodos convencionais de banho de ouro. As cordas Mi «prateadas» são galvanizadas, o que permite que as suas características de som venham à tona intactas. O resto das cordas têm um núcleo composto, que cumpre todas as características funcionais que se esperam de uma excelente corda. O primeiro enrolamento da corda consiste numa liga que realmente existe na Natureza, e é por isso que é designada como «liga natural». Já há séculos que este tipo de liga foi considerado como tendo propriedades especiais.
A corda Sol éenrolada em prata pura, assegurando a densidade ideal. As cordas Lá e Ré são enroladas com uma liga chamada hydronalium, que proporciona um bom contacto com o arco e excelente equilíbrio entre o ruído do arco e o som resultante da corda.
Recomendaçõese Conselhos
Parauma ótima resposta, depois de colocar um conjunto, todas as cordas devem ser limpas com um pano seco antes de começar a tocar. É especialmente recomendado um pano de microfibras. Para aumentar a estabilidade e a prontidão para utilizar num concerto, cada corda deve ser ligeiramente aquecida depois de ter sido mudada e afinada deslizando o polegar para cima e para baixo cerca de cinco vezes, aplicando uma ligeira pressão. O instrumento deve então ser novamente afinado e este processo repetido três vezes.
Utilizandoo arco perto da ponte com uma pressão considerável (para cima e para baixo cerca de cinco vezes cada uma) fará com que as cordas fiquem prontas para utilizar em concerto no espaço de tempo mais curto possível. A experiência demonstrou que as cordas preparadas desta forma ficam prontas para um concerto em cerca de duas ou três horas. No entanto, deve notar-se que estas medidas preparatórias podem encurtar o tempo de vida sónico das cordas e só devem ser usadas caso as circunstâncias assim o exijam.
As cordascolocadas em primeiro lugar devem ser aquelas cujas características timbrais (suaves ou brilhantes) o músico considera mais importantes para o seu instrumento. Note-se que em determinados instrumentos uma dada corda pode responder de forma diferente do que seria de esperar. Por exemplo, a corda Sol brilhante (azul) pode produzir um som brilhante ou escuro, consoante o instrumento, uma vez que por vezes as características de frequência do próprio violino não coincidem com as da corda.
O problemapode normalmente ser resolvido trocando uma corda dentro do sistema Infeld Violin, alcançando o equilíbrio timbral desejado na grande maioria dos casos. Se uma ou mais cordas se revelarem inadequadas a nível de timbre para um dado instrumento, o procedimento seguinte provou ser um procedimento bem-sucedido: quando trocar de cordas, comece pela corda Mi.