KuantoKustaCompra online com segurança
Informa-te com o nosso parceiro
Doutor Finanças logo

Transferência de Crédito Habitação

Compara as alternativas de outros bancos e descobre quanto podes poupar por ano na tua prestação.

O teu crédito atual
Banco Atual
Spread
%
Meses em dívida
meses
Valor em dívida

Ver resultados (0)

  • Spread
  • Prestação Mensal
  • Poupança Total Estimada






Perguntas Frequentes

  • Porque é que o KuantoKusta e o Doutor Finanças se uniram para fazer um comparador de Crédito Habitação?

    O KuantoKusta, maior comparador de preços em Portugal, e o Doutor Finanças, maior intermediário de crédito e promotor do bem-estar financeiro, estabeleceram esta parceria porque acreditam que juntos conseguem ajudar ainda mais os portugueses a poupar nas suas soluções de Crédito Habitação.

  • O que é um Intermediário de Crédito?

    Um intermediário de crédito é uma entidade – pessoa ou empresa – que faz a mediação entre o cliente e o banco ou instituição de crédito. Os intermediários de crédito estão registados no Banco de Portugal e precisam da autorização do regulador para atuarem no mercado.

  • O KuantoKusta vai funcionar como intermediário de crédito?

    Não. O KuantoKusta disponibiliza a ferramenta de comparação presente nesta página e será o Doutor Finanças o intermediário de crédito, caso decidas avançar para obteres uma proposta personalizada. Tal acontecerá no portal do Doutor Finanças.

  • Quais as vantagens de recorrer à intermediação de crédito do Doutor Finanças?

    O Doutor Finanças atua como intermediário de crédito no mercado português há vários anos, tendo ajudado milhares de portugueses a pouparem no seu Crédito Habitação. No processo, simplicidade é a palavra de ordem. Além de fazer a mediação entre o cliente e o banco, apoia na recolha de documentação necessária, esclarece todas as dúvidas do cliente nas várias etapas da análise e contratação do Crédito Habitação e assim, ajuda-te a tomar melhores decisões financeiras, sempre com o acompanhamento personalizado de um gestor especializado.

  • Como é que o Doutor Finanças assegura as melhores condições do mercado?

    O Doutor Finanças trabalha com os principais bancos, e tem acesso direto aos departamentos corretos. O que faz é negociar com os bancos as melhores condições para o crédito à habitação que procuras, até conseguir a proposta mais adequada para ti.

  • O processo é complicado para mim? Há muita burocracia?

    Não. O Doutor Finanças trata da burocracia e da negociação por ti.

  • O serviço tem custos?

    Não. O serviço de aconselhamento ao teu Crédito Habitação é completamente gratuito.

  • Se não tem custos, o que ganha o Doutor Finanças com este serviço?

    O Doutor Finanças recebe uma comissão do banco que ficar com o teu crédito habitação. Mas não te preocupes, porque não escolhe o melhor Crédito Habitação em função da comissão, mas sim em função das melhores condições para ti.

  • Posso ver as várias propostas e ser eu a escolher a melhor?

    Sim. O Doutor Finanças fará as suas recomendações, mas a escolha final é tua.

  • As comparações da ferramenta são vinculativas?

    Não. A informação resultante das comparações é meramente informativa. Os dados financeiros descritos poderão variar em função do pedido e concessão do empréstimo por parte de cada entidade financeira. Os seguros associados ao Crédito Habitação não estão incluídos na comparação, devido às especificidades de cada caso nesse sentido. Esta ferramenta tem como objetivo fornecer uma orientação sobre o custo estimado, de acordo com os dados por ti fornecidos. Nunca pressupõe uma oferta contratual ou aprovação da operação por parte das entidades e, muito menos, um compromisso ou vínculo jurídico-legal por parte das mesmas ou do KuantoKusta e/ou Doutor Finanças.

  • O que é a TAEG?

    A TAEG, acrónimo para Taxa Anual de Encargos Efetiva Global, mede o custo anual do empréstimo para o consumidor, em percentagem do montante emprestado. Para o cálculo da TAEG são contabilizadas:

    Os juros;

    Todas as comissões associadas ao empréstimo;

    O valor dos seguros exigidos, as despesas com impostos e emolumentos (se necessário);

    Comissões de manutenção de conta à ordem;

    A remuneração do intermediário de crédito;

    Caso essa remuneração seja paga pelo consumidor;

    Outros encargos que estejam associados ao crédito.

  • O que é a Taxa Euribor?

    Segundo o Banco de Portugal, a Euribor, abreviatura para European Interbank Offered Rate, é "a taxa de referência do mercado monetário interbancário e resulta da média das cotações fornecidas por um conjunto de bancos europeus". O consumidor poderá optar por diferentes prazos, sendo os mais usuais a Euribor a 3, 6 e 12 meses.

    No caso de empréstimos com taxa de juro variável, o valor da prestação associada ao crédito habitação é afetada pela Euribor, que é atualizada a cada 3, 6 ou 12 meses, mediante a escolha feita pelo consumidor.

  • O que é o Spread?

    Segundo o Banco de Portugal, o Spread é "a componente da taxa de juro que acresce ao indexante", sendo este indexante, no caso dos empréstimos com taxa de juro variável, a taxa de juro de referência, correspondendo geralmente à Euribor.

    É, em termos gerais, a margem cobrada pelos bancos pelo empréstimo e pode variar tendo em conta as características do financiamento, perfil de cliente e garantias do empréstimo. É definida livremente pela instituição de crédito para cada contrato.

  • O que é o MTIC?

    MTIC é o acrónimo para Montante Total Imputado ao Consumidor. Este valor representa o que o cliente terá de pagar à instituição de crédito durante todo o período do empréstimo. Resulta da soma do montante total do empréstimo com os respetivos custos (como juros, comissões e outros encargos).

  • Quando posso transferir o meu crédito habitação?

    A transferência de Crédito Habitação pode ser realizada a qualquer momento não existindo um período de fidelização com o banco que lhe concedeu o financiamento. No entanto, importa referir que a data de celebração do contrato de crédito para aquisição do imóvel tem influência nos limites de financiamento. Caso o crédito para a aquisição tenha sido celebrado há menos de 2 anos, o capital em dívida a transferir não poderá ser superior a 90% do valor da compra. Por exemplo, se adquiriu o imóvel por 150.000 euros, o seu capital em dívida não poderá ultrapassar os 135.000 euros.

  • Quais são os documentos necessários?

    A documentação necessária para uma operação de transferência de crédito habitação é em todo semelhante à que foi facultada aquando da contratação do seu crédito atual, ou seja, todos os dados que comprovem o rendimento dos titulares, documentação do imóvel, incluindo a cópia da escritura. Adicionalmente, o banco para o qual vai transferir o crédito vai proceder à consulta da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal e apurar o seu histórico em termos de endividamento.

  • Vou ter custos associados à transferência de crédito habitação?

    A transferência de um crédito habitação envolve encargos que precisa de saber antes de dar este passo. E neste ponto tudo começa com a comissão de reembolso antecipado do seu crédito por transferi-lo para uma nova entidade que poderá variar entrar 0,5% a 2% dependendo do tipo de taxa contratada (variável ou fixa). Atualmente, estes encargos estão suspensos no caso das taxas variáveis por medida governamental, mas no futuro, isto pode mudar. No entanto, estes não são os únicos encargos que tem com a transferência de um crédito habitação, isto porque existem os encargos com registos e escritura, nova avaliação do imóvel, comissões de abertura de processo ou dossier, custos de solicitadoria e emolumentos notariais. Contudo, existem várias instituições financeiras que estão dispostas a suportar estes encargos por si, seja na sua totalidade ou parcialmente. Para saber quais são estas instituições, fale com o Doutor Finanças.

  • Como é feita a mudança entre bancos?

    Depois de aceitar todas as condições e concluída a avaliação do imóvel, o seu banco tem 10 dias úteis para dar ao banco para onde vai transferir o crédito todas as informações necessárias para a conclusão do processo. Por exemplo, qual o valor em dívida e quanto tempo já decorreu desde que o empréstimo foi feito.

Uma parceria com o
Doutor Finanças logo